HISTÓRICO DO GRUPO NÓSMESMOS

O GRUPO NÓSMESMOS foi criado em 2003, pelos atores Juliano Mazurchi e Christian Hilário, juntamente com o início de uma pesquisa sobre a linguagem de clown/palhaço. Dessa pesquisa, montamos em 2004 nosso primeiro trabalho, o ESPETÁCULO QUASE ARTÍSTICO.

Em 2005, montamos a comédia POR QUE OS HOMENS MENTEM? adaptação da obra de Luís Fernando Veríssimo “As mentiras que os homens contam”, um grande sucesso de público em todo o Brasil.

Em 2006, aprofundamos na pesquisa da linguagem do humor de cabaré, onde os atores foram autores de seus próprios textos, surgindo o espetáculo TODO MUNDO LOUCO.

Em 2007, surgiu a oportunidade de montar uma comédia de circo-teatro onde os elementos do circo estariam presentes, mas sem perder a característica do teatro de palco. Assim montamos O RECRUTA, texto pertencente à cultura popular de famílias circenses. Ainda em 2007, estreamos o espetáculo de Stand-Up Comedy, OS BABACCOS.

Em 2008, montamos o CLUBE DO IMPROVISO, um espetáculo de improvisação teatral e musical, onde os atores-improvisadores criam o texto na hora, diante dos olhos do público. Uma espécie de “jam session” de criação e encenação.

De 2009, a 2012 realizamos temporadas de apresentações com o espetáculo POR QUE OS HOMENS MENTEM? na cidade de São Paulo, nos teatros: Teatro Augusta, Teatro Ruth Escobar, Teatro Renaissance, Teatro Bibi Ferreira, Teatro das Artes e Teatro Frei Caneca. Além de uma Turnê Nacional, se apresentando nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Paraíba, Sergipe, Goiás, Distrito Federal – Brasília e por mais de 30 cidades no interior paulista.

Em 2011, começamos a oferecer cursos livres de teatro em nossa primeira sede, no UniCenter em Itu. Em 10 anos como “escola” de teatro, já tivemos aproximadamente 1000 alunos.

Em 2013, montamos o espetáculo infantil O BRUXINHO QUE ERA BOM adaptação da obra de Maria Clara Machado.

Em 2014, seguimos com as temporadas do espetáculo POR QUE OS HOMENS MENTEM?.

Em 2015, surgiu o maior desafio do grupo, que foi montar um texto dramático, o espetáculo HAMELIN do espanhol Juan Mayorga. Juntamente com a montagem, inauguramos o TEATRO NÓSMESMOS, um espaço cênico na cidade de Itu-SP (que teve manteve suas atividades até 07 de março de 2020).

Em 2016, fizemos uma parceria com o GRUPO TAPA (SÃO PAULO) e após um longo treinamento e pesquisa sobre a linguagem, montamos o espetáculo A FALECIDA de Nelson Rodrigues, com direção de Adriano Bedin.

De 2017, a 2018 fizemos um período de aprofundamentos, trazendo diretores como: Adelvane Neia, Adriano Bedin, Fábio Penna, Luiz Monteiro, Nando Bolognesi e Claudio de Albuquerque, para ministrarem grupos de estudos em nossa sede.

Em 2019, finalizamos uma pesquisa com o diretor Claudio de Albuquerque, sobre a obra de Plínio Marcos e em 09 de março estreamos o espetáculo DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA no TEATRO NÓSMESMOS. Ainda em 2019, de maio a outubro o grupo trabalhou com o treinamento de corpo e voz, através da experiência que o diretor Juliano Mazurchi teve na sua passagem pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral) de Antunes Filho. Durante os treinamentos diários, surgiu a possibilidade da montagem do texto PAPARAZZI de Matéi Visniec, que estreou e realizou uma temporada em novembro de 2019.

Em 2020, com a pandemia do Covid-19, entregamos o prédio onde era nossa sede e Teatro Nósmesmos. Passamos a ministrar os cursos de teatro em formato digital, que desde 2011 acontecia presencialmente no ESPAÇO NÓSMESMOS.

Em 2021, inauguramos o NOVO ESPAÇO NÓSMESMOS, onde hoje é a nossa sede para cursos de Teatro, Circo, Dança e Capoeira.

Em 2022, o grupo completa 19 anos de atividade e em toda essa nossa trajetória estimamos ter atingido um público aproximado de 100.000 pessoas.